Rotas



Objetivo | Largada | Posto de Passagem | Posto de Controle | Chegada | Rotas | Tarefas Extras

Rotas são "permissões" para que uma equipe vá de um posto até outro.

Não existe uma regra fixa mas cada posto costuma ter de duas até cinco Rotas para outros postos.
Tempo de Rota
Toda Rota tem um tempo mínimo de deslocamento. Se a equipe chegar adiantada no posto destino ela deverá esperar pelo tempo necessário. O próprio aplicativo não permite o registro antes do horário estabelecido.
"Quebrar" Rota
O termo "quebrar" uma rota surgiu entre os próprios competidores para descrever a situação onde uma equipe vai de um posto a outro sem que haja Rota entre eles. Esta é uma situação válida e muitas vezes interessante, ainda que neste caso a equipe seja penalizada.

A equipe quebra uma Rota quando deseja acessar um posto ou uma área do mapa que ficaria muito distante utilizando apenas Rotas válidas.

Como no caso de Quebra de Rota não existe tempo mínimo, é interessante para a equipe se deslocar o mais rápido possível entre os postos de origem e de destino de modo a economizar tempo de prova para deslocamento em outras Rotas.
Penalidade
Como já colocado acima, quando a equipe "quebra" uma Rota ela é penalizada. A penalidade é dobrada a cada ocorrência até um valor limite. Por exemplo, no caso da modalidade de caminhada, a penalidade para a primeira quebra de Rota em uma prova é de 300 pontos. A partir daí o valor dobra até o limite de 9600 pontos. Ou seja, a primeira penalidade é de 300 pontos, a segunda 600 pontos, a terceira 1200 pontos, a quarta 2400 pontos, a quinta 4800 pontos e da sexta em diante 9600 pontos.

O que vemos é que não vale a pena quebrar mais que 3 ou 4 rotas por prova, sendo que é extremamente recomendável deixar uma quebra sobrando para encerrar a prova quando o tempo estiver escasso.